O Centro de Tecnologia Mineral oferece análise químicas por fluorescência de raios-X. O método determina qualitativamente e quantitativamente elementos majoritários de rochas e seus elementos traço. É indicado para minérios de ferro, bauxita, carbonatos, fosfatos.
As análises de difração de raios-X entregam resultados acerca das fases cristalinas constituintes das rochas e materiais industriais, seus conteúdos amorfos, além de suas características estruturais e o tamanho dos cristais. Aplicada à mineração, a técnica permite caracterizar a mineralogia completa do minério explorado. Este conhecimento possibilita maior precisão na tomada de decisões, durante a fase de pesquisa mineral, bem como em todos os processos metalúrgicos, em escala piloto e industrial.
A microscopia eletrônica de varredura é uma caracterização micro e nanoestrutural de materiais sólidos, da qual se obtém imagens ampliadas em até 300.00 vezes de minerais, metais, materiais cerâmicos, compósitos, entre outros. Juntamente com a microscopia, por meio da técnica de EDX, é possível realizar análises químicas pontuais qualitativas dos materiais analisados.