PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS


A preparação de amostras envolve processos de redução de tamanho de partículas para a execução de confiáveis análises químicas.
A qualidade da amostragem, homogeneização e quarteamento é essencial para a preparação de alíquotas representativas da amostra total. Britagem, moagem e pulverização são os serviços disponíveis. As especificações da execução e dos produtos de cada um dependerá dos diferentes tipos de amostra e minerais.


SECAGEM

Amostras úmidas ou de polpa são secadas em estufas, sob condições de temperatura específicas, ou ao sol. Amostras com presença de vegetação e matérias orgânica são incineradas em fornos tipo mufla.



BRITAGEM E MOAGEM

Os laboratórios do Centro de Tecnologia Mineral oferecem os serviços de britagem e moagem de minérios, em operações unitárias, os quais permitem realizar simulações de processos industriais. A quantidade de amostras a serem processadas e a granulometria média dos produtos variam de acordo com as necessidades do contratante.


QUARTEAMENTO

Quarteamento é o processo de divisão de amostras minerais em duas alíquotas, representativas da amostra total. Uma das partes segue para ser analisada, enquanto a outra é armazenada como amostra reserva para futuras caracterizações, análises e/ou certificações. Este processopermite a execução de análises variadas com maior eficiência.
Pode ser realizado de forma manual, em pilha cônica; de modo automático é executado em quarteador de rifles tipo Jones e/ou quarteador rotatório. Os preços do serviço variam de acordo com a quantidade de material (em kg) a ser quarteada.


PENEIRAMENTO

O peneiramento é um processo que se utiliza de peneiras padrão, que produz frações granulométricas para futuras análises. Os custos do serviço variam de acordo com a quantidade de amostra e a granulometria requerida pelo cliente. Ensaios laboratoriais de peneiramento simulam a eficiência do processo em instalações industriais.


PULVERIZAÇÃO

O Centro de Tecnologia Mineral oferece o serviço de pulverização de alíquotas representativas de amostras minerais, como um estágio essencial para garantir resultados mais confiáveis em diversos tipos de análises químicas. O objetivo do processo é diminuir a granulometria de amostras, evitando contaminações, em tamanho adequado para análises químicas, mineralógicas e macroestruturais (geralmente: < 75µm/- 200 #). Os valores variam de acordo com o volume de amostras, os instrumentos utilizados e a granulometria desejada.